quinta-feira, 24 de outubro de 2013

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

FUNÇÃO AFIM

Turmas: 9º Ano B e C
Professora: Rosana Silvia de Carvalho
Disciplina: Matemática

Expectativa(s) de Aprendizagem:
- Construir gráficos de funções afins, usando o office CALC.

Desenvolvimento das aulas:
- Utilizando o office Calc, os discentes construirão gráficos de funções afins e analisarão se a função é crescente ou decrescente, a interseção com o eixo Y e o zero da função para cada gráficos construído.

Período:  02 aula.

Recursos:
Office CALC

Avaliação: Trabalho em dupla, valendo nota de 0 a 10.


CORDEL - Escrita dos contos em versos.

Turmas: 7º Ano A e B
Professora: Mª Eunice Schmitt
Disciplina: Língua Portuguesa

Gênero Textual - CORDEL 
Escrita dos contos em versos de cordel;
Contos folclóricos em prosa (Leitura) 

Expectativa(s) de Aprendizagem:
- Conhecer  as características da literatura de cordel;
- Produzir poemas narrativos em cordel, a partir de um conto em prosa;

Desenvolvimento das aulas:
- Cada dupla recebeu a cópia de um conto folclórico;
- Após a leitura, a dupla reescrevem o  conto em versos de
cordel (estrofes com 6 versos e rimas nos versos pares);

Período:  02 a 3  aulas.

Recursos:
Writer (editor de texto) e Internet (para ilustrar)

Avaliação: Serão avaliados:
1ª etapa: reescrita do conto;
2ª etapa: livreto de cordel digitado e ilustrado (exposição);



Gênero Textual - CONTOS DE AVENTURA -7º Anos

Turmas: 7º Ano A e B
Professora: Mª Eunice Schmitt
Disciplina: Língua Portuguesa

Gênero Textual - CONTOS DE AVENTURA

Expectativa(s) de Aprendizagem:
- Conhecer e identificar as características do conto de aventura;
- Produzir em duplas um conto de aventura;

Desenvolvimento das aulas:
- Cada dupla recebeu a cópia de um conto do livro "As loucas
aventuras do Barão de Munchausen" (personagem do folclore
 alemão) do autor Rudolph Erich Rasper; após leitura,
 interpretação e apresentação, a dupla escreverá um conto
de aventura com títulos sugeridos pela professora.

Período:  02 aulas.

Recursos:
Writer (editor de texto) e Internet (para ilustrar)

Avaliação: Serão avaliados: aspectos linguísticos, originalidade,
criatividade, relação com o tema, responsabilidade.



sexta-feira, 4 de outubro de 2013

SÍMBOLOS E SIGNOS

Turmas: 8º Anos A, B e C
Professora: Ricardo Salamon.
Disciplina:Ensino Religioso.


SÍMBOLOS E SIGNOS

Expectativa(s) de Aprendizagem:

-  Levar o educando a conhecer-se como ser simbólico e como o símbolo está intimamente presente em sua vida;



Desenvolvimento das aulas: 
- As duplas farão pesquisa na internet, trabalhos em writer, para posterior apresentação;
- exposição de cartazes sobre os temas
Período: 03 a 04  aulas;

Recursos: Editor de texto (writer) e Internet (google pesquisa);

Avaliação: Será avaliado o interesse no processo de pesquisa, o modo de expressão na apresentação, o conteúdo pesquisado e a criatividade;

Sugestão de site pelo professor:  http://webdimension.com.br/transcendente/

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

ATIVIDADES DE ESTUDO DE HIST. E GEO. DA EJA - 8ª Série


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Roteiro de Atividades Geografia/ História
Atividade 1 - Cada dupla de alunos deve escolher três países europeus no site:

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Em seguida pesquisar informações como:
- capital do país
- população
- moeda
- principais cidades
- economia
- curiosidades
Pesquisar imagens no https://www.google.com.br/   
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e colar no seu trabalho:
A pesquisa deve ser salva com o nome dos dois alunos na pasta de Geografia do EJA.
Outros sites:
 http://www.suapesquisa.com/paises/paises_europa.htm


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Atividade História – O mundo pós Primeira Guerra Mundial
  1. Ler o texto Belle Époque no site: http://www.infoescola.com/artes/belle-epoque/
Responda:
  1. Explique o que foi a Belle Époque:


  1. Cole uma imagem representando a Belle époque:


  1. Pesquisar sobre a “Grande depressão” nos sites:




  1. Defina o que foi a Grande Depressão.

  2. Quais fatores causaram a Grande Depressão?

  3. Cole imagens sobre o assunto.


  1. Ler atentamente os textos sobre o Crescimento da economia dos Estados Unidos após o fim da Primeira Guerra Mundial nos sites:



  1. Explique o que foi o fordismo e quais suas principais características:

  1. Desde 1995, o governo brasileiro tem investido na adoção de políticas afirmativas que visam à superação das práticas discriminatórias e a efetiva inclusão dos afro-brasileiros na sociedade. Dentre essas políticas afirmativas, estão: a organização de cursos públicos para o vestibular, as leis que tornaram obrigatório o ensino de história da África e da cultura afro-brasileira, além da história dos indígenas, para os alunos do Ensino Fundamental e Médio, e o sistema de cotas, que assegura determinado número de vagas no Ensino Superior para estudantes afro-brasileiros, indígenas e provenientes da Escola Pública. De todas essas medidas, o sistema de cotas é o que tem provocado maiores polêmicas entre a população brasileira. Realize uma pesquisa sobre o sistema de cotas. Veja o roteiro:
  1. Pesquise informações sobre o assunto.
  2. Procure descobrir: o que é sistema de cotas, como esse sistema funciona, quais são as diversas opiniões sobre o assunto, etc.
  3. Produza um trabalho com as informações obtidas com a pesquisa: Insira imagens, letras de músicas, trechos de leis, etc. Apresente a sua opinião sobre o assunto e justifique-a.






 

OS 3 PODERES

Turmas: 4º Ano A e C
Professora: Eliane e Marta
Disciplina: História

 OS TRÊS PODERES

Expectativa(s) de Aprendizagem:
- Reconhecer seus direitos de estudante e de cidadão, respeitando as regras de convivência, a legislação e o estado democrático;

Conteúdo (s): Organização e governo de Joinville,

Desenvolvimento das aulas:Pesquisa em dupla, dividindo os 3 temas;

Período:  01 aula.

Recursos:
Internet (google pesquisa)


A Teoria dos Três Poderes

A Teoria dos Três Poderes foi consagrada pelo pensador francês Montesquieu. Baseando-se na obra Política, do filósofo Aristóteles, e na obra Segundo Tratado do Governo Civil, publicada por John Locke, Montesquieu escreveu a obra O Espírito das Leis, traçando parâmetros fundamentais da organização política liberal.
O filósofo iluminista foi o responsável por explicar, sistematizar e ampliar a divisão dos poderes que fora anteriormente estabelecida por Locke. Montesquieu acreditava também que, para afastar governos absolutistas e evitar a produção de normas tirânicas, seria fundamental estabelecer a autonomia e os limites de cada poder. Criou-se, assim, o sistema de freios e contrapesos, o qual consiste na contenção do poder pelo poder, ou seja, cada poder deve ser autônomo e exercer determinada função, porém o exercício desta função deve ser controlado pelos outros poderes. Assim, pode-se dizer que os poderes são independentes, porém harmônicos entre si.
Essa divisão clássica está consolidada atualmente pelo artigo 16 da Declaração Francesa dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789) e é prevista no artigo 2º na nossa Constituição Federal.
No Brasil, as funções exercidas por cada poder estão divididas entre típicas (atividades freqüentes) e atípicas (atividades realizadas mais raramente).
Poder Executivo
- Função típica: administrar a coisa pública (república)
- Funções atípicas: legislar e julgar.
Poder Legislativo
- Funções típicas: legislar e fiscalizar
- Funções atípicas: administrar (organização interna) e julgar
Poder Judiciário
- Função típica: julgar, aplicando a lei a um caso concreto que lhe é posto, resultante de um conflito de interesses.
- Funções atípicas: as de natureza administrativa e legislativa.
Atualmente fala-se no Brasil a respeitos da existência de um quarto poder, exercido pelo Ministério Público, o qual é o responsável pela defesa dos direitos fundamentais e a fiscalizar os Poderes Públicos, garantindo assim, a eficiência do sistema de freios e contrapesos. Cumpre ressaltar, contudo, que há divergência de opiniões a respeito da existência deste quarto poder.

 http://www.infoescola.com/sociologia/teoria-dos-tres-poderes-executivo-legislativo-e-judiciario/



O poder executivo de Joinville é administrado pelo prefeito Udo Döhler  e pelo vice-prefeito Rodrigo Coelho. É através da Prefeitura Municipal de Joinville é que são executadas as leis municipais.
Mais informações: http://www.joinville.sc.gov.br/

O poder legistativo de Joinville é legislado por 21 vereadores, sendo que há um presidente da Câmara Municipal de Joinville que os representa que é o Ver. João Carlos Gonçalves. São eles que criam e aprovam as leis municipais para o prefeito executar ou vetar.
Mais informações: http://www.cvj.sc.gov.br/

O poder judiciário é o que julga as leis e as fazem valer, para respeitar os direitos e os deveres do cidadão municipais. O(s) juiz(es)  responsável pela comarca do Forúm de Joinville é julga as leis municipais entre outras atribuições.
Mais informações:http://www.tj.sc.gov.br/comarcas/suspensaoprazo/joinville/suspensao_prazo_joinville.htm




terça-feira, 1 de outubro de 2013

RECICLAGEM - 6º Ano B



Turmas: 6º Ano B 
Professora: Marina F. Ferreira.
Disciplina: Ciências.

RECICLAGEM

Expectativa(s) de Aprendizagem:

- Obter modelos de máscaras, fantoches e bonecos pra refazê-los, usando material reciclado;

Desenvolvimento das aulas: 
- As duplas farão a construção de legendas de fotos e editá-las.
Período: 01 aulas;

Recursos: Editor de texto (writer) e Internet (google);

Avaliação: Confecção dos mascotes;